terça-feira, 3 de maio de 2011

PROJETO MEIO AMBIENTE

EST ADO DE GOÍAS

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

SUBSECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE ITAPACI .

COLÉGIO ESTADUAL AURISTELA DE LOURDES MACHADO

Projeto meio Ambiente

“FAÇA DO MEIO AMBIENTE SEU MEIO DE VIDA”

Autor do projeto: Col.Est. Auristela de Lourdes Machado

Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá que não pode comer dinheiro (Provérbio Indígena)

Campos Verdes, Fevereiro de 2011

Identificação

Colégio Estadual Auristela de Lourdes Machado

Rua Minas Gerais nº 365

E-mail: cealmcolgioauristela@hotmail.com

Cidade: Campos Verdes-GO.

Período de execução: durante o ano letivo de 2011

Público Alvo: alunos, professores e comunidade.

Diretor: Joana Maria Ferreira Macedo

Vice Diretora : Lenir Caldeira da Silva Ramos

Secretário: Nilmar José Dias

Coordenadoras Pedagógicas: . Lenir Caldeira da Silva Ramos. Nilce Aparecida dos Santos Veloso; Soraia Leopoldino Ferreira de Moura.

Dinamizador (a): Cleone Cândida de Araújo Medeiros

e-mail: cleonemedeiros@hotmail.com

PROJETO MEIO AMBIENTE

“Faça do Meio Ambiente, seu meio de Vida

JUSTIFICATIVA DO PROJETO


Atualmente convivemos com intensa degradação, principalmente do meio ambiente. Pode-se dizer que o habitat brasileiro está em processo de degradação acelerado e infelizmente o homem é o maior agente poluidor do planeta. Diante da situação, o Colégio Estadual Auristela de Lourdes Machado em sua metodologia pedagógica, tem a preocupação de contemplar ações relacionadas ao meio em que alunos, professores e comunidade escolar estão inseridos de forma participativa, sendo capazes de reconhecer que a educação ambiental é um processo longo e contínuo. O primeiro passo a ser tomado é mudar nossos hábitos e atitudes. Daí a importância de pequenos atos em nossas casas e escolas que levem a defender e proteger o meio ambiente. É dever de todos interagir, transformar e agir no meio em que vive e em outras realidades pensando no futuro de nossas crianças. Diante de tal situação, o Colégio Estadual Auristela de Lourdes Machado vem buscar parcerias com as escolas municipais e estaduais, instituições religiosas, empresas estatais e particulares. Só assim, nosso projeto ganhará maior amplitude chegando ao conhecimento de toda comunidade local e vizinha. A parceria nesse momento é imprescindível para mostrar o papel da escola na formação do cidadão, sem esquecer, nunca de que o sustento vem da terra.Devemos nos conscientizar de que temos duas razões para cuidar do meio ambiente: por amor ou temor. O projeto Educação Ambiental “Faça do Meio Ambiente, seu meio de Vida” faz-se necessário para colocar em prática no dia-a-dia, através de pequenos atos, que darão início às grandes transformações que devem ser assumidas por todos.


Objetivo geral

Articular, estimular e propor mudança prática de atitudes na formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais. Favorecer a reflexão sobre a responsabilidade com o próprio planeta como um todo. Assumir uma nova postura no modo a agir rapidamente em prol do equilíbrio do habitat e auxiliar para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo assim, a vida no planeta.




OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Incentivar, promover e articular o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos e os professores, entre a escola e a comunidade, para transformação humana e social, alcançando a preservação e a recuperação do ecossistema.

· Articular a construção da consciência ecológica nos conteúdos programáticos como na prática relativa ao meio ambiente escolar.

· Analisar, observar fatos e situações do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo as necessidades e oportunidades de atuar de modo positivo para garantir um meio ambiente saudável uma boa qualidade de vida.

· Propor e conscientizar o aluno para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino, na reciclagem, nos responsáveis pela produção e destino na escola, em casa e em espaços comuns, e que saiba tirar proveito e lucro da coleta e reciclagem.

· Buscar parcerias que envolvam empresas e setor público.

· Perceber que o lixo pode ser uma fonte importante de recurso financeiro através da reciclagem.

· Conhecer o nível de dependência em relação a energia elétrica, buscando alternativas para a redução do consumo.

· Conscientizar sobre a importância da água para manter a vida no planeta, reconhecendo a necessidade de buscar meios para economizar e usá-la racionalmente.

· Conhecer a necessidade de diminuir e buscar formas para solucionar a poluição do ar, da água, do solo, sonora e visual.

· Possibilitar a comunidade escolar o acesso a áreas degradadas pela explosão do garimpo de esmeraldas.

· Capacitar os alunos para plantar, preservar e recuperar áreas verdes na escola e comunidade, visando formar cidadãos que interagem e participem de forma ativa na recuperação do meio ambiente.

· Zelar pelo o terreno da escola para criar um espaço de embelezamento, servindo para efetivar na prática as ações da Educação Ambiental.

· Conscientizar aos envolvidos diretos e indiretamente de que Deus fez o mundo para todos. Temos o dever de conhecer, praticar e tomar atitude a respeito do meio ambiente.



ESTRATÉGIAS

*Procurar parcerias aos órgãos, como a SANEAGO,Prefeitura, Banco do Brasil, Bradesco,empresas particulares, secretarias de educação, escolas municipais e estaduais e instituições religiosas, principalmente a igreja católica uma vez que o tema da campanha da fraternidade de 2011 é Fraternidade e vida no planeta.

*Criar ações para arborização e recuperação da área da escola.

*Implantar programas de seleção, reciclagem e destino do lixo.

*Campanhas para a diminuição do uso de veículos, de embalagens plásticas, etc.

*Elaboração, apresentação e distribuição de jornais, murais, folders, textos.

*Oficinas (sabão, sacolas, etc)

*Livro de receitas alternativas.

* Encapar os livros com embalagem de arroz e outras...

*Plantação de horta na escola.

*Palestras.

*Paródias.

*Passeio ecológico.

*Visita ao aterro sanitário – lixão.

*Apresentação de peças teatrais, coreografia com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os indivíduos sobre a importância de preservar o meio ambiente.

*Assistir documentários.

*Trabalho de campo.

*Reciclagem de papel.


*Exposição de sementes.

*Fazer slides com temas relacionados e fotos das ações desenvolvidos.

*Confeccionar faixas, para exposição nas ruas, e murais informativos para a socialização de toda comunidade na Praça Pedro Medeiros.


Verificação da Aprendizagem de História 6º Ano

Colégio Estadual Auristela de Lourdes Machado

Campos Verdes - GO

Profª_____________________________________________________________

Aluno (a)__________________________________________________________

Verificação da Aprendizagem

O Tempo e a História

1-Em relação aos instrumentos e medição do tempo. Marque as alternativas corretas.

( )Os relógios de sol são os mais antigos instrumento de medição de tempo que se tem noticia.

( )Os antigos instrumentos de medição funcionavam com os recursos da própria natureza.

( )Acredita-se que os primeiros relógios foram criados pelo egípcios, há mais de 4.000 anos.

( ) )Acredita-se que os primeiros relógios foram criados pelo egípcios, há mais de 5.000 anos.

( ) Os relógios mecânicos foi inventado pelos brasileiros

( ) Os relógios totalmente mecânicos foi inventado na Europa no século XIII.

2-Após o estudo sobre calendários, podemos dizer que...

a)Os povos____________ baseiam o calendário que__________________________ ____________________________________________________________________

Esse________________________________________________ do calendário Cristão.

b)No judaísmo,___________________na data em___________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3- Marque somente a alternativa correta.

( )Para os mulçumanos , o marco inicial do calendário é fuga de Maomé de Meca para Medina, ocorrida no ano 622 do calendário.

( ) Para os mulçumanos , o marco inicial do calendário é fuga de Maomé de Meca para Medina, ocorrida no ano 620 do calendário.

( )Os Maias usavam dois calendários . Um era religioso e tinha 260 dias e outro era solar,com 365 dias.

( )Os Maias usavam dois calendários . Um era religioso e tinha 260 dias e outro era solar,com 364 dias.

3_O século é um conjunto de cem anos. O primeiro século da era cristã estende-se do nascimento de Cristo (ano 1) até o ano 100. Para transformar o ano em século, fazemos duas operações. Então faça operação transforme os anos abaixo em séculos.

a- 1500__________________ b- 1800___________________

c-2000___________________ d-1492__________________

e-476____________________ f- 2011__________________

4)Defina :

a- Linha de tempo

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b_Escala

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c-Função da linha de tempo.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Estudar com responsabilidades é garantir um futuro brilhante...

Verificação da Aprendizagem 9º Ano

Colégio Estadual Auristela de Lourdes Machado

Campos Verdes -GO

Profª________________________________________________________

Aluno(a)_____________________________________________________

Verificação da Aprendizagem

Tema :Primeira e Segunda Guerra Mundial

1-Leia o texto e responda às questões.

Carta de Tolstoi ao Czar.

“Um terço do país se encontra submetido a um regime de vigilância especial, isto é fora da lei. As forças policiais , sejam visíveis ou secretas , aumentam dia a dia. Nas prisões e nas colônias penais , além das centenas de milhares de criminosos, há uma enorme quantidades de condenados políticos , e agora ali se encontram até mesmo os operários. (...)

As perseguições religiosas nunca foram tão freqüentes nem tão cruéis . Em todas as cidades e centros industriais, agrupam-se tropas enviadas, de armas nas mãos, contra o povo. (...) Apesar do orçamento do Estado , que aumenta de maneira desmesurada (...) essa intensa e terrível atividade do governo acentua de ano em ano o empobrecimento da população agrícola , isto é os cem milhões de homens

Sobre os quais repousa a potencia da Rússia. Por essa razão a fome agora é um fenômeno normal.

O descontentamento geral de todos os grupos sociais e sua hostilidade para com o governo também são um fenômeno normal.”

Carta do escritor Leon Tolstoi ao Czar Nicolau II, 16 de janeiro

De 1902, In: SALOMONI, Antonella. Lênin e a

Revolução Russa. 2. Ed. São Paulo: Ática, 1997. P. 16-17.

Complete a ficha.

Carta de Tolstoi ao Czar

a) Remetente______________________________________________________

b) Destinatário_____________________________________________________

c) Data da correspondência___________________________________________

d) País____________________________________________________________

2-Assinale a alternativa que contém a natureza da Carta.

( )Prestação de contas

( )Denuncia do quadro social da Rússia

( )Declaração de apoio às iniciativas do governo para combater a fome.

( )Critica aos movimentos sociais que eclodiam na Rússia.

( )Proposta de uma reforma religiosa.

3_ Selecione do texto e escreva o que se pede.

a) Uma passagem demonstrando que na Rússia havia um governo do tipo absolutista

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Dois fatores que levariam a Rússia à revolução socialista de 1917.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4-Enumere a primeira coluna de acordo com a segunda

( )Inicio da guerra

( )Guerra de trincheiras

( )Reforço da tríplice Entende

( )A paz dos vencedores

( )A Europa após o conflito

a- Esta fase caracterizou-se por combates travados em túneis cavados nos solos.

b- Conflito regional da Sérvia da origem a uma guerra que se tornou mundial.

c- O Tratado de Versalhes estabeleceu pesadas indenizações para a Alemanha.

d- Enquanto surgiam novos país ,uma onda de movimentos populares varria o continente.

e- Os Estados Unidos entraram na guerra.

5- Leia o poema e depois responda.

A Rosa de Hiroshima

“Pensem nas crianças

Mudas Telepáticas

Pensem nas meninas

Cegas inexatas

Pensem nas mulheres

Rotas alteradas

Pensem nas feridas

Como rosas cálidas

Mas oh não se esqueçam

Da rosa da rosa

Da rosa de Hiroshima

A rosa hereditária

A rosa radioativa

Estúpida e invalida

A rosa co cirrose

A antirrosa atômica

Sem cor sem perfume

Sem rosa, sem “nada”

a) A que acontecimento o poema se refere?

_____________________________________________________________________________

b)Onde se deu esse acontecimento?_______________________________________________

3)Selecione do poema os seguintes elementos:

*Metáfora usada para designar a bomba.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

*Adjetivos que qualificam a bomba.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

*Os danos causados aos sobreviventes.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Sequencia Didática de História 9º Ano

Colégio Estadual Auristela de Lourdes Machado

Rua Minas Gerais Nº.: 363

Campos Verdes

Professora: Cleone Cândida de Araújo Medeiros

Diretora:Joana Maria Macedo

Vice: Lenir Caldeira Ramos

Secretário: Nilmar José Dias

Coordenadora Pedagógica: Nilce Aparecida dos Santos Veloso e Soraia Leopoldino de Moura.

Curso: Ensino Fundamental

Série: 9º Ano

Carga Horária: 120

Aulas Semanais: 3

Tempo de duração: 50

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

DISCIPLINA: HISTORIA

PÚBLICO

Alunos 9º ano

TEMPO

(32 aulas )

EIXO TEMÁTICO

Diversidade cultural; Encontro e desafios; Terra propriedade: poder e resistência; Mundo dos cidadãos: lutas sociais e conquistas.

TEMAS

Guerra mundial

Superprodução

Imperialismo

Tenentismo

Revolução de 1930

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

Caracterizar o conceito de Imperialismo,

Relacionar o Imperialismo com a primeira e segunda Guerra Mundial,

Conhecer os movimentos de imperialista na Ásia e na Africa,

Identificar o efeito da crise de superprodução de café no Brasil,

Identificar os movimentos militares ( Revolução de 1924 e Coluna Prestes) Sinais de crise do regime oligárquico e sua passagem por Goiás.

Avaliar as mudanças de organização do Estado decorrentes da Revolução de 1930.


DIAGNÓSTICO

Levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre os temas propostos para o estudo separadamente, respeitando o conhecimento de cada aluno.

AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO

Aula explicativa com uso do retroprojetor para caracterizar o conceito de Imperialismo(1 aula )

Leitura sobre e dialogo e atividade interpretativa sobre o conceito de Imperialismo(2 aulas)

Leitura e explicação para relacionar o Imperialismo com a primeira e segunda Guerra Mundial(3 aulas)

Conhecer os movimentos de imperialista na Ásia e na Africa,

Identificar o efeito da crise de superprodução de café no Brasil,

Identificar os movimentos militares ( Revolução de 1924 e Coluna Prestes) Sinais de crise do regime oligárquico e sua passagem por Goiás.

Avaliar as mudanças de organização do Estado decorrentes da Revolução de 1930.

SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

Os alunos apresentarão trabalhos em forma de pesquisas e outros, farão atividades escritas para fixação dos conteúdos.

AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados durante o desenvolvimento das ações propostas referindo-se ao interesse, participação ativa, assiduidade e aprendizagem do conteúdo trabalhado.

RECURSOS

Quadro-giz;

Retroprojetor;

Xerocopiadora

Chamex;

Laboratório de informática.

Bibliografia:

Projeto Araribá: História 9º ano

Video abolição, a modernidade chega vapor.DVDescola historia, Brasil 500 anos: O Brasil- Imperio na TV.