terça-feira, 3 de maio de 2011

Sequencia Didática de História 9º Ano

Colégio Estadual Auristela de Lourdes Machado

Rua Minas Gerais Nº.: 363

Campos Verdes

Professora: Cleone Cândida de Araújo Medeiros

Diretora:Joana Maria Macedo

Vice: Lenir Caldeira Ramos

Secretário: Nilmar José Dias

Coordenadora Pedagógica: Nilce Aparecida dos Santos Veloso e Soraia Leopoldino de Moura.

Curso: Ensino Fundamental

Série: 9º Ano

Carga Horária: 120

Aulas Semanais: 3

Tempo de duração: 50

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

DISCIPLINA: HISTORIA

PÚBLICO

Alunos 9º ano

TEMPO

(32 aulas )

EIXO TEMÁTICO

Diversidade cultural; Encontro e desafios; Terra propriedade: poder e resistência; Mundo dos cidadãos: lutas sociais e conquistas.

TEMAS

Guerra mundial

Superprodução

Imperialismo

Tenentismo

Revolução de 1930

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

Caracterizar o conceito de Imperialismo,

Relacionar o Imperialismo com a primeira e segunda Guerra Mundial,

Conhecer os movimentos de imperialista na Ásia e na Africa,

Identificar o efeito da crise de superprodução de café no Brasil,

Identificar os movimentos militares ( Revolução de 1924 e Coluna Prestes) Sinais de crise do regime oligárquico e sua passagem por Goiás.

Avaliar as mudanças de organização do Estado decorrentes da Revolução de 1930.


DIAGNÓSTICO

Levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre os temas propostos para o estudo separadamente, respeitando o conhecimento de cada aluno.

AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO

Aula explicativa com uso do retroprojetor para caracterizar o conceito de Imperialismo(1 aula )

Leitura sobre e dialogo e atividade interpretativa sobre o conceito de Imperialismo(2 aulas)

Leitura e explicação para relacionar o Imperialismo com a primeira e segunda Guerra Mundial(3 aulas)

Conhecer os movimentos de imperialista na Ásia e na Africa,

Identificar o efeito da crise de superprodução de café no Brasil,

Identificar os movimentos militares ( Revolução de 1924 e Coluna Prestes) Sinais de crise do regime oligárquico e sua passagem por Goiás.

Avaliar as mudanças de organização do Estado decorrentes da Revolução de 1930.

SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

Os alunos apresentarão trabalhos em forma de pesquisas e outros, farão atividades escritas para fixação dos conteúdos.

AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados durante o desenvolvimento das ações propostas referindo-se ao interesse, participação ativa, assiduidade e aprendizagem do conteúdo trabalhado.

RECURSOS

Quadro-giz;

Retroprojetor;

Xerocopiadora

Chamex;

Laboratório de informática.

Bibliografia:

Projeto Araribá: História 9º ano

Video abolição, a modernidade chega vapor.DVDescola historia, Brasil 500 anos: O Brasil- Imperio na TV.

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