Colégio Estadual Auristela de Lourdes Machado
Rua Minas Gerais Nº.: 363
Campos Verdes
Professora: Cleone Cândida de Araújo Medeiros
Diretora:Joana Maria Macedo
Vice: Lenir Caldeira Ramos
Secretário: Nilmar José Dias
Coordenadora Pedagógica: Nilce Aparecida dos Santos Veloso e Soraia Leopoldino de Moura.
Curso: Ensino Fundamental
Série: 9º Ano
Carga Horária: 120
Aulas Semanais: 3
Tempo de duração: 50
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
DISCIPLINA: HISTORIA
PÚBLICO
Alunos 9º ano
TEMPO
(32 aulas )
EIXO TEMÁTICO
Diversidade cultural; Encontro e desafios; Terra propriedade: poder e resistência; Mundo dos cidadãos: lutas sociais e conquistas.
TEMAS
Guerra mundial
Superprodução
Imperialismo
Tenentismo
Revolução de 1930
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
Caracterizar o conceito de Imperialismo,
Relacionar o Imperialismo com a primeira e segunda Guerra Mundial,
Conhecer os movimentos de imperialista na Ásia e na Africa,
Identificar o efeito da crise de superprodução de café no Brasil,
Identificar os movimentos militares ( Revolução de 1924 e Coluna Prestes) Sinais de crise do regime oligárquico e sua passagem por Goiás.
Avaliar as mudanças de organização do Estado decorrentes da Revolução de 1930.
DIAGNÓSTICO
Levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre os temas propostos para o estudo separadamente, respeitando o conhecimento de cada aluno.
AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO
Aula explicativa com uso do retroprojetor para caracterizar o conceito de Imperialismo(1 aula )
Leitura sobre e dialogo e atividade interpretativa sobre o conceito de Imperialismo(2 aulas)
Leitura e explicação para relacionar o Imperialismo com a primeira e segunda Guerra Mundial(3 aulas)
Conhecer os movimentos de imperialista na Ásia e na Africa,
Identificar o efeito da crise de superprodução de café no Brasil,
Identificar os movimentos militares ( Revolução de 1924 e Coluna Prestes) Sinais de crise do regime oligárquico e sua passagem por Goiás.
Avaliar as mudanças de organização do Estado decorrentes da Revolução de 1930.
SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
Os alunos apresentarão trabalhos em forma de pesquisas e outros, farão atividades escritas para fixação dos conteúdos.
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados durante o desenvolvimento das ações propostas referindo-se ao interesse, participação ativa, assiduidade e aprendizagem do conteúdo trabalhado.
RECURSOS
Quadro-giz;
Retroprojetor;
Xerocopiadora
Chamex;
Laboratório de informática.
Bibliografia:
Projeto Araribá: História 9º ano
Video abolição, a modernidade chega vapor.DVDescola historia, Brasil 500 anos: O Brasil- Imperio na TV.
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