Colégio Estadual Auristela de Lourdes Machado
Campos Verdes -GO
Profª________________________________________________________
Aluno(a)_____________________________________________________
Verificação da Aprendizagem
Tema :Primeira e Segunda Guerra Mundial
1-Leia o texto e responda às questões.
Carta de Tolstoi ao Czar.
“Um terço do país se encontra submetido a um regime de vigilância especial, isto é fora da lei. As forças policiais , sejam visíveis ou secretas , aumentam dia a dia. Nas prisões e nas colônias penais , além das centenas de milhares de criminosos, há uma enorme quantidades de condenados políticos , e agora ali se encontram até mesmo os operários. (...)
As perseguições religiosas nunca foram tão freqüentes nem tão cruéis . Em todas as cidades e centros industriais, agrupam-se tropas enviadas, de armas nas mãos, contra o povo. (...) Apesar do orçamento do Estado , que aumenta de maneira desmesurada (...) essa intensa e terrível atividade do governo acentua de ano em ano o empobrecimento da população agrícola , isto é os cem milhões de homens
Sobre os quais repousa a potencia da Rússia. Por essa razão a fome agora é um fenômeno normal.
O descontentamento geral de todos os grupos sociais e sua hostilidade para com o governo também são um fenômeno normal.”
Carta do escritor Leon Tolstoi ao Czar Nicolau II, 16 de janeiro
De 1902, In: SALOMONI, Antonella. Lênin e a
Revolução Russa. 2. Ed. São Paulo: Ática, 1997. P. 16-17.
Complete a ficha.
Carta de Tolstoi ao Czar
a) Remetente______________________________________________________
b) Destinatário_____________________________________________________
c) Data da correspondência___________________________________________
d) País____________________________________________________________
2-Assinale a alternativa que contém a natureza da Carta.
( )Prestação de contas
( )Denuncia do quadro social da Rússia
( )Declaração de apoio às iniciativas do governo para combater a fome.
( )Critica aos movimentos sociais que eclodiam na Rússia.
( )Proposta de uma reforma religiosa.
3_ Selecione do texto e escreva o que se pede.
a) Uma passagem demonstrando que na Rússia havia um governo do tipo absolutista
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Dois fatores que levariam a Rússia à revolução socialista de 1917.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4-Enumere a primeira coluna de acordo com a segunda
( )Inicio da guerra
( )Guerra de trincheiras
( )Reforço da tríplice Entende
( )A paz dos vencedores
( )A Europa após o conflito
a- Esta fase caracterizou-se por combates travados em túneis cavados nos solos.
b- Conflito regional da Sérvia da origem a uma guerra que se tornou mundial.
c- O Tratado de Versalhes estabeleceu pesadas indenizações para a Alemanha.
d- Enquanto surgiam novos país ,uma onda de movimentos populares varria o continente.
e- Os Estados Unidos entraram na guerra.
5- Leia o poema e depois responda.
A Rosa de Hiroshima
“Pensem nas crianças
Mudas Telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e invalida
A rosa co cirrose
A antirrosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa, sem “nada”
a) A que acontecimento o poema se refere?
_____________________________________________________________________________
b)Onde se deu esse acontecimento?_______________________________________________
3)Selecione do poema os seguintes elementos:
*Metáfora usada para designar a bomba.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
*Adjetivos que qualificam a bomba.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
*Os danos causados aos sobreviventes.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir