terça-feira, 3 de maio de 2011

Verificação da Aprendizagem 9º Ano

Colégio Estadual Auristela de Lourdes Machado

Campos Verdes -GO

Profª________________________________________________________

Aluno(a)_____________________________________________________

Verificação da Aprendizagem

Tema :Primeira e Segunda Guerra Mundial

1-Leia o texto e responda às questões.

Carta de Tolstoi ao Czar.

“Um terço do país se encontra submetido a um regime de vigilância especial, isto é fora da lei. As forças policiais , sejam visíveis ou secretas , aumentam dia a dia. Nas prisões e nas colônias penais , além das centenas de milhares de criminosos, há uma enorme quantidades de condenados políticos , e agora ali se encontram até mesmo os operários. (...)

As perseguições religiosas nunca foram tão freqüentes nem tão cruéis . Em todas as cidades e centros industriais, agrupam-se tropas enviadas, de armas nas mãos, contra o povo. (...) Apesar do orçamento do Estado , que aumenta de maneira desmesurada (...) essa intensa e terrível atividade do governo acentua de ano em ano o empobrecimento da população agrícola , isto é os cem milhões de homens

Sobre os quais repousa a potencia da Rússia. Por essa razão a fome agora é um fenômeno normal.

O descontentamento geral de todos os grupos sociais e sua hostilidade para com o governo também são um fenômeno normal.”

Carta do escritor Leon Tolstoi ao Czar Nicolau II, 16 de janeiro

De 1902, In: SALOMONI, Antonella. Lênin e a

Revolução Russa. 2. Ed. São Paulo: Ática, 1997. P. 16-17.

Complete a ficha.

Carta de Tolstoi ao Czar

a) Remetente______________________________________________________

b) Destinatário_____________________________________________________

c) Data da correspondência___________________________________________

d) País____________________________________________________________

2-Assinale a alternativa que contém a natureza da Carta.

( )Prestação de contas

( )Denuncia do quadro social da Rússia

( )Declaração de apoio às iniciativas do governo para combater a fome.

( )Critica aos movimentos sociais que eclodiam na Rússia.

( )Proposta de uma reforma religiosa.

3_ Selecione do texto e escreva o que se pede.

a) Uma passagem demonstrando que na Rússia havia um governo do tipo absolutista

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Dois fatores que levariam a Rússia à revolução socialista de 1917.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4-Enumere a primeira coluna de acordo com a segunda

( )Inicio da guerra

( )Guerra de trincheiras

( )Reforço da tríplice Entende

( )A paz dos vencedores

( )A Europa após o conflito

a- Esta fase caracterizou-se por combates travados em túneis cavados nos solos.

b- Conflito regional da Sérvia da origem a uma guerra que se tornou mundial.

c- O Tratado de Versalhes estabeleceu pesadas indenizações para a Alemanha.

d- Enquanto surgiam novos país ,uma onda de movimentos populares varria o continente.

e- Os Estados Unidos entraram na guerra.

5- Leia o poema e depois responda.

A Rosa de Hiroshima

“Pensem nas crianças

Mudas Telepáticas

Pensem nas meninas

Cegas inexatas

Pensem nas mulheres

Rotas alteradas

Pensem nas feridas

Como rosas cálidas

Mas oh não se esqueçam

Da rosa da rosa

Da rosa de Hiroshima

A rosa hereditária

A rosa radioativa

Estúpida e invalida

A rosa co cirrose

A antirrosa atômica

Sem cor sem perfume

Sem rosa, sem “nada”

a) A que acontecimento o poema se refere?

_____________________________________________________________________________

b)Onde se deu esse acontecimento?_______________________________________________

3)Selecione do poema os seguintes elementos:

*Metáfora usada para designar a bomba.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

*Adjetivos que qualificam a bomba.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

*Os danos causados aos sobreviventes.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Um comentário: