terça-feira, 3 de maio de 2011

Sequencia Didática de História 6º Ano

Colégio Estadual Auristela de Lourdes Machado

Rua Minas Gerais Nº.: 363

Campos Verdes

Professora: Cleone Cândida de Araújo Medeiros

Diretora: Joana Maria Macedo

Vice: Lenir Caldeira Ramos

Secretário: Nilmar José Dias

Coordenadora Pedagógica: Nilce Aparecida dos Santos Veloso e Soraia Leopoldino de Moura.

Curso: Ensino Fundamental

Série: 6º Ano

Carga Horária: 120

Aulas Semanais: 3

Tempo de duração: 50 minutos

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

DISCIPLINA: HISTORIA

PÚBLICO

Alunos 6º ano

TEMPO

(34 aulas )

EIXO TEMÁTICO

Diversidade cultural; Encontro e desafios; Terra propriedade: poder e resistência; Mundo dos cidadãos: lutas sociais e conquistas.

TEMAS

Formação social: As origens do homem;

Cultura: Evolução e diversidade da especie humana;

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

Indentificar e ivestigar a origem, evolução e diversidades especie humana;

Indentificar as recentes descobertas arqueológicas que aponta origem da humanidade no continente africano

Identificar as descobertas arqueológicas no continente americano com ênfase para os achados arqueológicos em Goiás.

Localizar os primeiros vestígios dos primeiros agrupamentos humanos em Goiás,

DIAGNÓSTICO

Levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre os temas propostos para o estudo, respeitando o conhecimento de cada um. Isso devera acontecer no momento em for apresentado a proposta de estudo de cada conteúdo para os alunos.

AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO

*Explicação direcionada pelo professor(a) usando o retroprojetor .2 aulas

* Propor aos alunos a fazer um estudo com base nos textos do livro didático (leitura e interpretação) 2 aulas

*Atividades propostas pelo professor, que os acompanha e os orientam valendo-se do livro, didático os textos: As origens do ser humano. (vídeo origem do homem reportagem fantástico) 2 aulas

*Propor uma atividade individualizada. O aluno trabalhará sozinho, tarefa que está ligada à aprendizagem anterior. Interpretação dos textos relacionada aos temas propostos para o estudo, sabendo que atividade deverá ser proposta após a explicação do professor. (As origens do ser humano 3aula;)

*Leitura e explicação

*Aula dialogada sobre a importância das descobertas arqueológica no continente americano com ênfase para os achados arqueológicos em Goiás. (3 aula)

*Aulas explicativas com leitura para conhecer e localizar os primeiros vestígios dos primeiros agrupamentos humanos em Goiás, e (Pesquisa no LIE) 2 aulas

DIAGNÓSTICO

Levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre os temas propostos para o estudo, respeitando o conhecimento de cada um. Isso devera acontecer no momento em for apresentado a proposta de estudo de cada conteúdo para os alunos.

SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

Os alunos apresentarão trabalhos em forma de pesquisas e outros, farão atividades escritas para fixação dos conteúdos.

AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados durante o desenvolvimento das ações propostas referindo-se ao interesse, participação ativa, assiduidade e aprendizagem do conteúdo trabalhado.

RECURSOS

Quadro-giz;

Retroprojetor;

Xerocopiadora

Chamex;

Laboratório de informática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário