Colégio Estadual Auristela de Lourdes Machado
Rua Minas Gerais Nº.: 363
Campos Verdes
Professora: Cleone Cândida de Araújo Medeiros
Diretora: Joana Maria Macedo
Vice: Lenir Caldeira Ramos
Secretário: Nilmar José Dias
Coordenadora Pedagógica: Nilce Aparecida dos Santos Veloso e Soraia Leopoldino de Moura.
Curso: Ensino Fundamental
Série: 6º Ano
Carga Horária: 120
Aulas Semanais: 3
Tempo de duração: 50 minutos
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
DISCIPLINA: HISTORIA
PÚBLICO
Alunos 6º ano
TEMPO
(34 aulas )
EIXO TEMÁTICO
Diversidade cultural; Encontro e desafios; Terra propriedade: poder e resistência; Mundo dos cidadãos: lutas sociais e conquistas.
TEMAS
Formação social: As origens do homem;
Cultura: Evolução e diversidade da especie humana;
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
Indentificar e ivestigar a origem, evolução e diversidades especie humana;
Indentificar as recentes descobertas arqueológicas que aponta origem da humanidade no continente africano
Identificar as descobertas arqueológicas no continente americano com ênfase para os achados arqueológicos em Goiás.
Localizar os primeiros vestígios dos primeiros agrupamentos humanos em Goiás,
DIAGNÓSTICO
Levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre os temas propostos para o estudo, respeitando o conhecimento de cada um. Isso devera acontecer no momento em for apresentado a proposta de estudo de cada conteúdo para os alunos.
AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO
*Explicação direcionada pelo professor(a) usando o retroprojetor .2 aulas
* Propor aos alunos a fazer um estudo com base nos textos do livro didático (leitura e interpretação) 2 aulas
*Atividades propostas pelo professor, que os acompanha e os orientam valendo-se do livro, didático os textos: As origens do ser humano. (vídeo origem do homem reportagem fantástico) 2 aulas
*Propor uma atividade individualizada. O aluno trabalhará sozinho, tarefa que está ligada à aprendizagem anterior. Interpretação dos textos relacionada aos temas propostos para o estudo, sabendo que atividade deverá ser proposta após a explicação do professor. (As origens do ser humano 3aula;)
*Leitura e explicação
*Aula dialogada sobre a importância das descobertas arqueológica no continente americano com ênfase para os achados arqueológicos em Goiás. (3 aula)
*Aulas explicativas com leitura para conhecer e localizar os primeiros vestígios dos primeiros agrupamentos humanos em Goiás, e (Pesquisa no LIE) 2 aulas
DIAGNÓSTICO
Levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre os temas propostos para o estudo, respeitando o conhecimento de cada um. Isso devera acontecer no momento em for apresentado a proposta de estudo de cada conteúdo para os alunos.
SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
Os alunos apresentarão trabalhos em forma de pesquisas e outros, farão atividades escritas para fixação dos conteúdos.
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados durante o desenvolvimento das ações propostas referindo-se ao interesse, participação ativa, assiduidade e aprendizagem do conteúdo trabalhado.
RECURSOS
Quadro-giz;
Retroprojetor;
Xerocopiadora
Chamex;
Laboratório de informática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário