terça-feira, 3 de maio de 2011

Sequencia Didática de Educação Religiosa 6º Ano

Colégio Estadual Auristela de Lourdes Machado

Rua Minas Gerais Nº.: 363

Campos Verdes

Professora: Cleone Cândida de Araújo Medeiros

Diretora:Joana Maria Macedo

Vice: Lenir Caldeira Ramos

Secretário: Nilmar José Dias

Coordenadora Pedagógica: Nilce Aparecida dos Santos Veloso e Soraia Leopoldino de Moura.

Curso: Ensino Fundamental

Série: 7º Ano

Carga Horária: 40

Aulas Semanais: 01

Tempo de duração: 50 minutos

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

DISCIPLINA: Educação Religiosa

PÚBLICO

Alunos 7º ano

TEMPO

20 aulas

EIXO TEMÁTICO

Culturas e Tradições Religiosas

TEMAS

História e tradição: a evolução da estrutura religiosa nas organizações humanas no decorrer do tempo.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

*Entender que as expressões da cultura religiosa nas diversas tradições estão

Representadas por símbolos, rituais, objetos, locais sagrado, festas e outros elementos que revelam a existência da adversidade na forma de se relacionar com o Transcendente;

*Constatar a presença, no Brasil, de religiões trazidas por pessoas de varias regiões do mundo;

*Identificar os fatos os fatos que confirmam a importância do Transcendente na história

Das religiões;

*Conhecer as narrativas sagradas orais e escritas das tradições religiosa;

*Relacionar a cultura religiosa com busca de um sentido maior para a vida;

*Conhecer as bases da mística em diferentes em diferentes povos do Brasil;

*Perceber a dimensão sagrada do meio ambiente em distintas religiões;

*Identificar as tradições religiosas e seus fundadores;

*Mapear a evolução das estruturas religiosas ao longo da história da humanidade

DIAGNÓSTICO

Levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre os temas propostos para o estudo, respeitando o conhecimento de cada um.

AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO

*Conversa informal cultura religiosa nas diversas tradições estão

Representadas por símbolos, rituais, objetos, locais sagrado, festas e outros elementos que revelam a existência da adversidade na forma de se relacionar com o Transcendente; (2aulas)

*Pesquisa no LIE sobre no Brasil, de religiões trazidas por pessoas de varias regiões do mundo;

(4 aulas)

*Dialogo sobre os fatos que confirmam a importância do Transcendente na história

das religiões; Produção de texto descrevendo experiências algum fato conhecido;

(4 aulas)

*Pesquisa sobre as bases da mística em diferentes povos do Brasil;

(4 aulas)

*Conversa informal sobre a dimensão sagrada do meio ambiente em distintas religiões;

(2 aulas)

*Pesquisa no LIE sobre as tradições religiosas e seus fundadores;

(2 aulas)

*Aula explicativa mapeando a evolução das estruturas religiosas ao longo da história da humanidade

(2aulas)

SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

Os alunos apresentarão trabalhos em forma de pesquisas e outros, farão atividades escritas para fixação dos conteúdos.

AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados durante o desenvolvimento das ações propostas referindo-se ao interesse, participação ativa, assiduidade e aprendizagem do conteúdo trabalhado.

RECURSOS

Quadro-giz;

Retroprojetor;

Xerocopiadora

Chamex;

Laboratório de informática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário