Colégio Estadual Auristela de Lourdes Machado
Rua Minas Gerais Nº.: 363
Campos Verdes
Professora: Cleone Cândida de Araújo Medeiros
Diretora:Joana Maria Macedo
Vice: Lenir Caldeira Ramos
Secretário: Nilmar José Dias
Coordenadora Pedagógica: Nilce Aparecida dos Santos Veloso e Soraia Leopoldino de Moura.
Curso: Ensino Fundamental
Série: 7º Ano
Carga Horária: 40
Aulas Semanais: 01
Tempo de duração: 50 minutos
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
DISCIPLINA: Educação Religiosa
PÚBLICO
Alunos 7º ano
TEMPO
20 aulas
EIXO TEMÁTICO
Culturas e Tradições Religiosas
TEMAS
História e tradição: a evolução da estrutura religiosa nas organizações humanas no decorrer do tempo.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
*Entender que as expressões da cultura religiosa nas diversas tradições estão
Representadas por símbolos, rituais, objetos, locais sagrado, festas e outros elementos que revelam a existência da adversidade na forma de se relacionar com o Transcendente;
*Constatar a presença, no Brasil, de religiões trazidas por pessoas de varias regiões do mundo;
*Identificar os fatos os fatos que confirmam a importância do Transcendente na história
Das religiões;
*Conhecer as narrativas sagradas orais e escritas das tradições religiosa;
*Relacionar a cultura religiosa com busca de um sentido maior para a vida;
*Conhecer as bases da mística em diferentes em diferentes povos do Brasil;
*Perceber a dimensão sagrada do meio ambiente em distintas religiões;
*Identificar as tradições religiosas e seus fundadores;
*Mapear a evolução das estruturas religiosas ao longo da história da humanidade
DIAGNÓSTICO
Levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre os temas propostos para o estudo, respeitando o conhecimento de cada um.
AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO
*Conversa informal cultura religiosa nas diversas tradições estão
Representadas por símbolos, rituais, objetos, locais sagrado, festas e outros elementos que revelam a existência da adversidade na forma de se relacionar com o Transcendente; (2aulas)
*Pesquisa no LIE sobre no Brasil, de religiões trazidas por pessoas de varias regiões do mundo;
(4 aulas)
*Dialogo sobre os fatos que confirmam a importância do Transcendente na história
das religiões; Produção de texto descrevendo experiências algum fato conhecido;
(4 aulas)
*Pesquisa sobre as bases da mística em diferentes povos do Brasil;
(4 aulas)
*Conversa informal sobre a dimensão sagrada do meio ambiente em distintas religiões;
(2 aulas)
*Pesquisa no LIE sobre as tradições religiosas e seus fundadores;
(2 aulas)
*Aula explicativa mapeando a evolução das estruturas religiosas ao longo da história da humanidade
(2aulas)
SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
Os alunos apresentarão trabalhos em forma de pesquisas e outros, farão atividades escritas para fixação dos conteúdos.
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados durante o desenvolvimento das ações propostas referindo-se ao interesse, participação ativa, assiduidade e aprendizagem do conteúdo trabalhado.
RECURSOS
Quadro-giz;
Retroprojetor;
Xerocopiadora
Chamex;
Laboratório de informática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário