terça-feira, 3 de maio de 2011

PROJETO MEIO AMBIENTE

EST ADO DE GOÍAS

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

SUBSECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE ITAPACI .

COLÉGIO ESTADUAL AURISTELA DE LOURDES MACHADO

Projeto meio Ambiente

“FAÇA DO MEIO AMBIENTE SEU MEIO DE VIDA”

Autor do projeto: Col.Est. Auristela de Lourdes Machado

Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá que não pode comer dinheiro (Provérbio Indígena)

Campos Verdes, Fevereiro de 2011

Identificação

Colégio Estadual Auristela de Lourdes Machado

Rua Minas Gerais nº 365

E-mail: cealmcolgioauristela@hotmail.com

Cidade: Campos Verdes-GO.

Período de execução: durante o ano letivo de 2011

Público Alvo: alunos, professores e comunidade.

Diretor: Joana Maria Ferreira Macedo

Vice Diretora : Lenir Caldeira da Silva Ramos

Secretário: Nilmar José Dias

Coordenadoras Pedagógicas: . Lenir Caldeira da Silva Ramos. Nilce Aparecida dos Santos Veloso; Soraia Leopoldino Ferreira de Moura.

Dinamizador (a): Cleone Cândida de Araújo Medeiros

e-mail: cleonemedeiros@hotmail.com

PROJETO MEIO AMBIENTE

“Faça do Meio Ambiente, seu meio de Vida

JUSTIFICATIVA DO PROJETO


Atualmente convivemos com intensa degradação, principalmente do meio ambiente. Pode-se dizer que o habitat brasileiro está em processo de degradação acelerado e infelizmente o homem é o maior agente poluidor do planeta. Diante da situação, o Colégio Estadual Auristela de Lourdes Machado em sua metodologia pedagógica, tem a preocupação de contemplar ações relacionadas ao meio em que alunos, professores e comunidade escolar estão inseridos de forma participativa, sendo capazes de reconhecer que a educação ambiental é um processo longo e contínuo. O primeiro passo a ser tomado é mudar nossos hábitos e atitudes. Daí a importância de pequenos atos em nossas casas e escolas que levem a defender e proteger o meio ambiente. É dever de todos interagir, transformar e agir no meio em que vive e em outras realidades pensando no futuro de nossas crianças. Diante de tal situação, o Colégio Estadual Auristela de Lourdes Machado vem buscar parcerias com as escolas municipais e estaduais, instituições religiosas, empresas estatais e particulares. Só assim, nosso projeto ganhará maior amplitude chegando ao conhecimento de toda comunidade local e vizinha. A parceria nesse momento é imprescindível para mostrar o papel da escola na formação do cidadão, sem esquecer, nunca de que o sustento vem da terra.Devemos nos conscientizar de que temos duas razões para cuidar do meio ambiente: por amor ou temor. O projeto Educação Ambiental “Faça do Meio Ambiente, seu meio de Vida” faz-se necessário para colocar em prática no dia-a-dia, através de pequenos atos, que darão início às grandes transformações que devem ser assumidas por todos.


Objetivo geral

Articular, estimular e propor mudança prática de atitudes na formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais. Favorecer a reflexão sobre a responsabilidade com o próprio planeta como um todo. Assumir uma nova postura no modo a agir rapidamente em prol do equilíbrio do habitat e auxiliar para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo assim, a vida no planeta.




OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Incentivar, promover e articular o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos e os professores, entre a escola e a comunidade, para transformação humana e social, alcançando a preservação e a recuperação do ecossistema.

· Articular a construção da consciência ecológica nos conteúdos programáticos como na prática relativa ao meio ambiente escolar.

· Analisar, observar fatos e situações do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo as necessidades e oportunidades de atuar de modo positivo para garantir um meio ambiente saudável uma boa qualidade de vida.

· Propor e conscientizar o aluno para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino, na reciclagem, nos responsáveis pela produção e destino na escola, em casa e em espaços comuns, e que saiba tirar proveito e lucro da coleta e reciclagem.

· Buscar parcerias que envolvam empresas e setor público.

· Perceber que o lixo pode ser uma fonte importante de recurso financeiro através da reciclagem.

· Conhecer o nível de dependência em relação a energia elétrica, buscando alternativas para a redução do consumo.

· Conscientizar sobre a importância da água para manter a vida no planeta, reconhecendo a necessidade de buscar meios para economizar e usá-la racionalmente.

· Conhecer a necessidade de diminuir e buscar formas para solucionar a poluição do ar, da água, do solo, sonora e visual.

· Possibilitar a comunidade escolar o acesso a áreas degradadas pela explosão do garimpo de esmeraldas.

· Capacitar os alunos para plantar, preservar e recuperar áreas verdes na escola e comunidade, visando formar cidadãos que interagem e participem de forma ativa na recuperação do meio ambiente.

· Zelar pelo o terreno da escola para criar um espaço de embelezamento, servindo para efetivar na prática as ações da Educação Ambiental.

· Conscientizar aos envolvidos diretos e indiretamente de que Deus fez o mundo para todos. Temos o dever de conhecer, praticar e tomar atitude a respeito do meio ambiente.



ESTRATÉGIAS

*Procurar parcerias aos órgãos, como a SANEAGO,Prefeitura, Banco do Brasil, Bradesco,empresas particulares, secretarias de educação, escolas municipais e estaduais e instituições religiosas, principalmente a igreja católica uma vez que o tema da campanha da fraternidade de 2011 é Fraternidade e vida no planeta.

*Criar ações para arborização e recuperação da área da escola.

*Implantar programas de seleção, reciclagem e destino do lixo.

*Campanhas para a diminuição do uso de veículos, de embalagens plásticas, etc.

*Elaboração, apresentação e distribuição de jornais, murais, folders, textos.

*Oficinas (sabão, sacolas, etc)

*Livro de receitas alternativas.

* Encapar os livros com embalagem de arroz e outras...

*Plantação de horta na escola.

*Palestras.

*Paródias.

*Passeio ecológico.

*Visita ao aterro sanitário – lixão.

*Apresentação de peças teatrais, coreografia com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os indivíduos sobre a importância de preservar o meio ambiente.

*Assistir documentários.

*Trabalho de campo.

*Reciclagem de papel.


*Exposição de sementes.

*Fazer slides com temas relacionados e fotos das ações desenvolvidos.

*Confeccionar faixas, para exposição nas ruas, e murais informativos para a socialização de toda comunidade na Praça Pedro Medeiros.


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